domingo, 31 de julho de 2011

CONTROLE A SUA ANSIEDADE, VIAJANDO NO SEU INTERIOR!



"A ansiedade impede as pessoas de usufruírem o prazer do momento presente fazendo com que se angustiem com o instante futuro"


O que é o certo?

Não há uma técnica de meditação certa. Algumas técnicas funcionam melhor com uns e outras técnicas com outros. O mais importante é encontrar aquela que funciona consigo.

O que é o ABC da meditação?

Há algumas recomendações para a meditação:
Devem ser praticados todos os dias, de preferência no mesmo horário; É preferível que seja feita antes das refeições; Deve ser reservado um local para meditar, devendo ser um ambiente calmo e utilizado apenas para essa finalidade; A pessoa deve sentar-se com a coluna ereta e se preferir utilizar uma cadeira.

Há alguma implicação religiosa com a meditação?

A meditação foi e ainda é uma prática dominante nas religiões orientais para entrar em contacto com Deus ou com um Eu Superior.

O cristianismo também é semelhante à meditação, tal como a declaração bíblica "O reino do céu está dentro de nós". As igrejas possuem uma atmosfera de meditação.

A meditação ocupa-se em procurar algo que está dentro de nós, que seja tranqüilo, calmo, rejuvenescedor e expressivo. Não importa se alguns chamam "Deus", "alma", "criança interior", "paz" ou "silêncio". Isso está lá e qualquer um pode beneficiar não importando as suas crenças.
                                      
A maioria das pessoas no mundo já meditou. Se já se relaxou olhando para um lindo pôr-do-sol, deixando os seus pensamentos quietos isso significa que está perto da meditação. Se estiver a ler um livro por algum tempo e fizer uma pausa, colocando-o de lado e ficar apenas sentado, calma e serenamente, sem pensar em nada, isso também está perto da meditação.

A meditação tem alguma implicação ética?

Em muitos princípios religiosos, a prática da meditação é um meio para reforçar as qualidades éticas. Nessas tradições, a serenidade da mente, a tranqüilidade e a alegria são possíveis na meditação e na vida, geralmente, apenas se elas forem acompanhadas pela observação de normas éticas de comportamento.

Qual é a melhor hora para se meditar?

Embora a meditação seja benéfica a qualquer hora, as maiorias das pessoas que meditam concordam que logo pela manhã é a melhor altura para se meditar, pois, dizem que cedo a agitação do mundo ainda não começou e, sendo assim, é mais fácil estabelecer uma atmosfera favorável à meditação. A vantagem de se meditar no começo da manhã, é que isso também nos permite levar um pouco da energia e da paz alcançadas para as nossas atividades diárias.
Muitas pessoas meditam antes do jantar ou durante a noite, outras na hora do almoço. Uma pequena meditação nessas horas permite livrarmo-nos do stress acumulado no trabalho diário e  proporciona uma maior energia para as próximas tarefas que nos esperam. Ter uma hora do dia bem determinada para a meditação, ajuda a manter a sua regularidade.

Porque razão algumas pessoas utilizam música enquanto meditam?

A música de meditação pode ajudar a criar uma atmosfera favorável para a meditação. Algumas pessoas acham que meditar é relativamente fácil, mas o mais difícil é  começar a meditação. A música pode ajudar a tornar tudo mais fácil. Enquanto alguns utilizam a música com freqüência, outros preferem a meditação silenciosa.

Devo meditar com os olhos abertos ou fechados?

Diferentes tradições dão diferentes respostas. Fechar os olhos pode dar sonolência – caso aconteça abra-os um pouco. Abrir os olhos pode provocar distrações – caso aconteça feche-os ou fixe o olhar numa parede branca (estilo Zen). Outra possibilidade é permanecer com os olhos entreabertos, um olhar (fixo) desfocado e virado para baixo, mas mantendo a cabeça ereta com o queixo ligeiramente inclinado. Às vezes, pode sentir dores de cabeça por olhar fixamente para um ponto muito próximo dos seus olhos (talvez menos de um metro). Este processo deve ser relaxado para prevenir a fadiga ocular ou a dor de cabeça.

Experimente e veja qual é o melhor para si. Se estiver a usar uma vela, uma flor ou um objeto imaginário na sua meditação, então, nesse caso, a técnica  só requer que os seus olhos estejam parcialmente abertos.

Quais são os efeitos fisiológicos da meditação?

Os efeitos fisiológicos mais comuns da meditação são a redução da pressão sanguínea, a pulsação mais baixa, a diminuição da taxa metabólica e alterações na concentração plasmática sanguínea das diversas substâncias.

Quando eu medito, sinto uma dor física no meu corpo. O que devo fazer?
                                                                    
As sensações (ânsia, dores, etc.) podem surgir no corpo quando meditamos por várias razões. Às vezes a causa pode ser devido a uma postura incorreta – tenha a certeza que está numa posição confortável. Outro motivo para que isso suceda é que as sensações no corpo são mais perceptíveis durante a meditação. O corpo e a mente estão mais calmos e nós somos capazes de notar mais detalhes nas nossas sensações físicas. É interessante observarmos essas sensações no nosso corpo para usá-las como objetos de meditação. Ocasionalmente essas sensações desaparecem sem termos movido ou mudado de posição. Lembre-se de que um corpo tranqüilo contribui para uma mente tranqüila.

Por quanto tempo devo meditar?

Quando estamos a aprender a meditar, em geral, não é possível praticarmos por mais de 10 -15 minutos. Depois de algum tempo de prática regular, somos capazes de meditar por períodos mais longos. Muitas pessoas meditam duas vezes por dia 20 – 30 minutos, mas a duração e a freqüência correto é uma decisão individual.