quinta-feira, 12 de agosto de 2010

SOS CABEDELO!

/NOTÍCIAS
PLENÁRIO / Pronunciamentos
12/08/2010 - 16h20
Roberto Cavalcanti pede esforço para salvar praias de Cabedelo (PB) Esta matéria contém recursos multimídia
[Foto: senador Roberto Cavalcanti ]
Página Multimídia

O senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) fez nesta quinta-feira (12) um apelo ao Ministério da Integração Nacional para que ajude Cabedelo (PB) a reconstruir os gabiões (muros de sustentação feitos de pedras arrumadas dentro de uma tela) que protegem as praias do município. A obra é considerada essencial para a preservação das "praias paradisíacas" daquela cidade pernambucana.
Cavalcanti disse que, nos últimos 15 anos, os gabiões preservaram as praias de Cabedelo do avanço do mar, mas agora a degradação da paisagem da orla marítima adquire "uma visibilidade dramática". O senador exibiu fotos dos locais devastados, enviadas pelo prefeito de Cabedelo, José Francisco Régis. Até muros de casas próximas à orla estão sendo destruídos.
O parlamentar citou estudos dos professores Sônia Matos Falcão, Eduardo Rodrigues Viana de Lima e Utaiguara Nóbrega Borges, da Universidade Federal da Paraíba, com advertências sobre a ocupação da faixa litorânea brasileira.
O estudo afirma que Cabedelo, por ser dotado de atributos singulares, transformou-se em ponto de atração e experimenta processos acelerados de uso e ocupação.
Da Redação / Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Assuntos Relacionados: Professores

Agência Senado - 12/08/2010 - Roberto Cavalcanti pede esforço para salvar praias de Cabedelo (PB)

Agência Senado - 12/08/2010 - Roberto Cavalcanti pede esforço para salvar praias de Cabedelo (PB)