quinta-feira, 24 de junho de 2010

CONHECER PARA DESFRUTAR DE BELO PAÍS: BRASIL


Portal:Brasil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



Portal Brasil


BRAlogo1.png
Este portal pretende reunir informações sobre os mais variados temas relacionados com o maior país da América Latina, oBrasil.
Palácio Rio Branco - AcrePraia de Pajuçara - AlagoasRio Oiapoque - AmapáTeatro Amazonas - AmazonasPraia de Itapuã - BahiaPraia de Águas Belas - CearáPalácio do Buriti - Distrito FederalRio Santa Maria - Espírito SantoParque Vaca Brava - GoiásLençóis Maranhenses - MaranhãoPantanal - Mato GrossoCampo Grande - Mato Grosso do SulPico da bandeira - Minas Gerais
Itaituba - ParáRio Mamanguape - ParaíbaRio Paraná - ParanáPraia de Boa Viagem - PernambucoPraia Pedra do Sal, Delta do Parnaíba - PiauíFloresta da Tijuca - Rio de JaneiroPraia de Ponta Negra - Rio Grande do NorteRio Jacuí - Rio Grande do SulPorto Velho - RondôniaMonte Roraima - RoraimaPico dos Marins - São PauloRio Uruguai - Santa CatarinaAeroporto de Palmas - Tocantins

Brasil

Brasil, oficialmente República Federativa do Brasil, é uma república federativa presidencialista localizada naAmérica do Sul, formada pela união de 26 estados federados e por um distrito federal, divididos em 5 565 municípios. Faz fronteira a norte com a Venezuela, com aGuiana, com o Suriname e com o departamento ultramarino da Guiana Francesa; ao sul com o Uruguai; a sudoeste com a Argentina e com o Paraguai; a oeste com a Bolívia e com o Peru e, por fim a noroeste com aColômbia. Os únicos países sul-americanos que não têm uma fronteira comum com o Brasil são o Chile e oEquador. O país é banhado pelo oceano Atlântico ao longo de toda sua costa norte, nordeste, sudeste e sul. Além do território continental, o Brasil também possui alguns grandes grupos de ilhas no oceano Atlântico como os Penedos de São Pedro e São PauloFernando de Noronha (território estadual de Pernambuco), Trindade e Martim Vaz, no Espírito Santo, e um complexo de pequenas ilhas e corais chamado Atol das Rocas(pertencente ao estado do Rio Grande do Norte).
Com 8,51 milhões de quilômetros quadrados de área, equivalente a 47% do território sul-americano, e com cerca de 190 milhões de habitantes, o país possui a quinta maior área territorial do planeta e o quinto maior contingente populacional do mundo. O Brasil é o único país falante do português das Américas, além de ser uma das nações mais multiculturais e etnicamente diversas do mundo, resultado da forte imigração vinda de muitos países.

Artigo em destaque

Panorama  do Eixo Monumental no Plano Piloto - Brasília.
Brasília é a capital da República Federativa do Brasil e sua quarta maior cidade. Na última contagem realizada pelo IBGE em 2009, sua população foi estimada em 2.606.885 de habitantes. Brasília também possui o segundo maior PIB per capita do Brasil (40.696,00 reais) entre as capitais, superada apenas por Vitória (60.592,00 reais). Junto com Anápolis (139 km) e Goiânia (209 km), faz do eixo Goiânia-Anápolis-Brasília, a região mais desenvolvida do Centro-Oeste brasileiro.
Inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, Brasília é a terceira capital do Brasil, após Salvador e Rio de Janeiro. A transferência dos principais órgãos da administração federal para a nova capital foi progressiva, com a mudança das sedes dos poderes ExecutivoLegislativo e Judiciário federais.

História

Passagem de Humaitá: episódio da guerra do Paraguai ocorrido em 1868.
Guerra do Paraguai foi o maior conflito armado internacional ocorrido no continente americano. Estendeu-se de dezembro de 1864 a março de 1870. É também chamadaGuerra da Tríplice Aliança (Guerra de la Triple Alianza) na Argentina e Uruguai e de Grande Guerra, no Paraguai.
O conflito iniciou-se quando, temeroso de que a instabilidade política no Uruguai fosse prejudicar a estabilidade no recém-pacificado Rio Grande do Sul, o governo de Dom Pedro II, após um ultimato, resolveu interferir na política interna uruguaia. A reação militar paraguaia que se seguiu gerou então o desencadeamento da guerra.
O Paraguai, que antes da guerra atravessava uma fase marcada por grandes investimentos econômicos em áreas específicas, encontrava-se, então, sob o comando de um líder considerado pouco cauteloso e inexperiente, Francisco Solano López, que reagiu à interferência brasileira no Uruguai declarando guerra ao Brasil.
BrasilArgentina e Uruguaialiados, derrotaram o Paraguaiapós cinco anos de lutas durante os quais o Brasil enviou mais de 160 mil homens à guerra. Algo em torno 50 mil não voltaram — alguns autores asseveram que as mortes no caso do Brasil podem ter alcançado 60 mil se forem incluídos civis, principalmente nas então províncias do Rio Grande do Sul e deMato Grosso. Argentina e Uruguai sofreram perdas proporcionalmente pesadas — mais de 50% de suas tropas faleceram durante a guerra — apesar de, em números absolutos, serem menos significativas. Já as perdas humanas sofridas pelo Paraguai, são calculadas em 300 mil pessoas, entre civis e militares, mortos em decorrência dos combates, das epidemias que se alastraram durante a guerra e da fome.

Imagem destacada

Vista da cidade de Uberaba.
Vista da cidade de Uberaba, no estado de Minas Gerais.

Categorias

Datas comemorativas

Você sabia?

Como colaborar!

   Pedidos   
  • Legislação do Brasil
  • Leis Internacionais
  • Brasão de Armas do Império Brasileiro
  • Vídeo no Brasil
  • Vinhos do Brasil
  • Chefs Brasileiros
   Sem Imagem   
   Desenvolver   
   Problemas   
   Predefinições   
Séries
Esboços
Outros

Projetos

   Principal   
   Outros   
Geográfico
Sociedade

Wikimedia

Brasil no Wikinotícias    Brasil no Wikiquote    Brasil no Wikilivros    Brasil no Wikisource    Brasil no Wikcionário    Brasil na Wikiversidade    Brasil no Commons
NotíciasCitaçõesManuais e textosBibliotecaDefiniçõesRecursos de aprendizadoImagens e mídia
Wikinews-logo.png
Wikiquote-logo.svg
Wikibooks-logo.png
Wikisource-logo.svg
Button wiktionnaire.png
Wikiversity-logo.svg
Commons-logo.svg

Portais

Portais de Países e Regiões de Língua Oficial Portuguesa
Flag of Angola.svg
Flag of Brazil.svg
Flag of Cape Verde.svg
Flag of Guinea-Bissau.svg
Flag of Macau.svg
Flag of Mozambique.svg
Flag of Portugal.svg
Flag of Sao Tome and Principe.svg
Flag of East Timor.svg
AngolaBrasilCabo VerdeGuiné-
-Bissau
MacauMoçambiquePortugalSão Tomé
e Príncipe
Timor-
-Leste

Portais relacionados à América do Sul

Flag of Argentina.svg
Argentina
Flag of Bolivia.svg
Bolívia
Flag of Brazil.svg
Brasil
Flag of Chile.svg
Chile
Flag of Colombia.svg
Colômbia
Flag of Ecuador.svg
Equador
Flag of Guyana.svg
Guiana
Flag of Paraguay.svg
Paraguai
Flag of Peru.svg
Peru
Flag of Suriname.svg
Suriname
Flag of Uruguay.svg
Uruguai
Flag of Venezuela.svg
Venezuela